sexta-feira, 2 de maio de 2008

Antigas celas do Dops dão lugar a Memorial da Resistência, em SP


da Folha Online

Image and video hosting by TinyPic
(arquivo nacional)Presos políticos trocados
pelo embaixador estadunidense Elbrick

As antigas celas do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), palco de um dos piores momentos da história do país, deram lugar ao Memorial da Resistência, em São Paulo. O local havia sido reaberto em 2002 com o nome de Memorial da Liberdade. Mas mudou de nome a pedido de ex-presos políticos que discordavam do "liberdade". Era lá que os presos políticos eram levados para serem interrogados --e acabavam sendo torturados.
A mudança de nome ocorreu nesta quinta-feira (1º), quando Secretaria de Estado da Cultura inaugurou a exposição fotográfica "Direito à Memória e à Verdade - a Ditadura no Brasil: 1964-1985".
A data de abertura da exposição coincide com os 40 anos da revolta estudantil de maio de 1968 e com os 60 anos da Declaração dos Direitos do Homem.
Claudinéli Moreira Ramos, coordenadora da UPPM (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico), diz que o fato da exposição ocorrer nas celas do Dops mostra que as novas funções culturais do edifício --a Estação Pinacoteca-- não representam o esquecimento do que ocorreu no local na época da ditadura.
"A exposição marca uma atuação cada vez mais incisiva do Memorial da Resistência em dar visibilidade à memória da resistência e da repressão, apresentando ao público em geral e, em especial, às novas gerações, um lado da história recente do país que pouca gente conhece e que teve muita importância na luta pela reafirmação da democracia", afirma a diretora.
A exposição reúne painéis compostos por 110 fotografias, com 1,60m de altura e uma extensão de 70 metros lineares.
No local haverá visitas guiadas uma vez por semanas, que serão monitoradas por ex-presos políticos. A programação inclui palestras, debates e apresentações de vídeo uma vez por mês, aos sábados, no auditório da Estação Pinacoteca.
***

Pretendo passar por lá um dia desses para conferir, alguem topa?

Aninha.

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008