quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EM QUE SITUAÇÕES A COR DA SUA PELE SE MOSTRA RELEVANTE?

Toni Garrido, 41
cantor e ator

EM QUE SITUAÇÕES A COR DA SUA PELE SE MOSTRA RELEVANTE?

"Quando ando pela av. Nossa Senhora de Copacabana, local movimentado do Rio, percebo que, depois de uns dez segundos andando atrás de alguém, a pessoa segura a bolsa mais forte ao virar rapidamente e ver um vulto negro. Outra história triste aconteceu com minha mãe, que tem 77 anos, sempre foi doméstica e agora está aposentada. Ela escolhia frutas em um mercado e tirou uma uva para provar. O dono da quitanda bateu na mão dela e gritou: "Sua negra ladra! Tire a mão daí!". Ela teve uma síncope nervosa e desabou no chão. Ninguém presente no momento quis testemunhar."

Laudely Sampaio, 50
engenheira

EM QUE SITUAÇÕES A COR DA SUA PELE SE MOSTRA RELEVANTE?

"Todo dia eu escuto: "Nossa, uma engenheira negra". Ou: "Eu tenho uma empregada negra, mas ela é tão boazinha". Sempre tive muito contato com empresários. Essas pessoas conversam comigo e às vezes se esquecem de que sou negra. Elas me vêem, mas não me enxergam como negra. Alguns acham que, se alcançam um certo status profissional, estão sendo bem-vistos, e o negro foi aceito. Não é verdade. Eu tenho certeza de que alguns daqueles empresários que falam que sou excelente profissional, se eu aparecesse como namorada de um filho, não iam achar graça nenhuma."

Edson Santos, 54
ministro da Igualdade Racial

EM QUE SITUAÇÕES A COR DA SUA PELE SE MOSTRA RELEVANTE?

"Há cerca de um mês, embarcava para um compromisso fora do país e, já no avião, vivi mais uma situação que mostrou como ainda há poucos negros em posições tradicionalmente ocupadas por brancos. Fui abordado pela aeromoça brasileira em inglês e respondi que ela podia falar em português mesmo, porque eu era brasileiro. Um outro passageiro, já sentado, ouviu o diálogo e disse à moça que eu era ministro. Imediatamente, ela perguntou: "De qual igreja?". Não foi discriminação ou racismo, mas mostra como nossa população ainda não está acostumada a ver negros em cargos de chefia."

Haroldo Costa, 68
ator e escritor

EM QUE SITUAÇÕES A COR DA SUA PELE SE MOSTRA RELEVANTE?

"Como qualquer negro brasileiro, fui barrado por porteiro de edifício, olhado com desconfiança ao entrar numa loja e exaltado por expressões como "é negro e é meu amigo". É uma cota que todos pagamos. Já vieram falar em inglês comigo numa festa sofisticada, como também, no mesmo tipo de festa, já me pediram que servisse um uísque, porque eu estava trajado a rigor. Ou me confundiram com diplomata africano. Preconceito tem para todos os gostos."

Paulo Paim, 58
senador (PT-RS)

EM QUE SITUAÇÕES A COR DA SUA PELE SE MOSTRA RELEVANTE?

"Como sou senador e muito conhecido, é mais difícil acontecer de eu sofrer preconceito hoje em dia. Mas quando meu filho entra numa loja de departamento, as pessoas perguntam: "O que você quer, moleque?" e coisas do gênero. Quando eu estava na escola, um professor disse: "Ô, Paim, você tem que entender que negro nasceu para arrancar paralelepípedo, e não vai passar disso". Na época em que me formei no Senai, com 16 anos, a moçada resolveu comemorar em um clube. Quando chegamos lá, todos puderam entrar menos eu. Meus amigos se negaram a entrar, então comemoramos na praça."




A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o
desperdício da vida
está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento,
perdemos também a felicidade.

Carlos Drummond de Andrade

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008