Hoje resolvi finalmente assistir ao filme “Batismo de Sangue”. Junto com a Marília me sentei para assistir a reprodução de uma história que já havia ouvido falar, já havia assistido a um especial do programa Linha Direta (se não me engano) sobre o Frei Tito. Mas o Cinema tem um poder de tocar-nos de forma diferenciada. Como disse Frei Beto antes de uma exibição do filme, “As imagens são fortes. E mais forte foi a realidade”. Com certeza, a dor de saber que aquilo foi vivido por muitos é forte, um incomodo, um aperto, algo que não sei traduzir exatamente.
Desde pequena ouço falar da ditadura, de suas atrocidades, e de seus guerreiros, aqueles que apesar do medo, se opuseram, se entregaram à luta por democracia, por direitos. Mas nos últimos quatro anos essa realidade tem se tornado mais forte, mais presente. E nos últimos dois anos então, nem se fala, não passo um dia seque sem pensar no que foi, e no que tem de ser feito, nas dificuldades da época, e nas novas (ou nem tão novas) dificuldades. Olhar o rosto do Ivan todas as semanas e não se emocionar seria impossível, um homem (que representa uma força, um grupo enorme de pessoas) que lutou, resistiu e que continua lutando é realmente de tirar o chapéu. É muito importante para mim a convivência freqüente com ele e com toda a nossa velha guarda.
***
Às vezes me sinto meio estranha, me questiono se não estamos vivendo de passado, de musicas de Chico Buarque, Gilberto Gil, de milhares de reuniões e planos, de noias de outra geração. De cabelos compridos, de frases desgastadas...É estranho, mesmo sabendo que a luta só é velha e vale a pena, por que a realidade ainda é a mesma, e tem de ser desmontada. É estranho. É pavoroso saber que parte da nossa história esta trancada nos arquivos da ditadura e que os fracos dos nossos governantes, aqueles que falavam em democracia, em mudança, não tem coragem de fazer vir à tona. Mais uma vez estamos sendo usurpados de nossa história, e impedidos de fazer justiça.
***
É, cinema é sempre foda, é uma coisa que meche com a gente. Tenho sido muito feliz com no nosso projeto de cine debate de sextas feiras. Acredito que o cinema é uma grande ferramenta, e que nos tem ajudado muito a discutir a realidade. Aproveito para deixar o convite para a nossa próxima seção, que acontecerá hoje as 19:00hs no escritório do Ivan. Vamos exibir o longa “Muito Além do Cidadão Kane” e fazer um debate sobre, mídia, poder e o que mais for surgindo.
Cine Poder Popular
www.cinepoderpopular.blogspot.com
Data:sexta-feira 25/07/08
Filme:“Muito Além do Cidadão Kane”
Local: R. Afonso Celso, 594 – Metrô Sta. Cruz.
GRATIS
Beijos, fui
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Batismo de Sangue
Marcadores:
Ana.
às 01:34
1 comentários:
Só um comentário compas,
O Frei Betto no seu esquema do sul, levou vários membros ameaçados de morte para fora do país. A maioria retornou ao Brasil e morreu nas mãos da ditadura. Isso é o que mais me impressiona no idela revolucionário daquelas pessoas. A vida estava a serviço de um ideal, valendo a pena morrer por ele.
Postar um comentário