domingo, 4 de maio de 2008

Mao era do mau?

Image and video hosting by TinyPic
capa do livro Cisntes Selvagens de Jung Chang

No meu aniversário, semana passada, eu ganhei um livro que me fez pensar... O livro se chama “Cisnes Selvagens” de autoria de Jung Chang, um chinesa, de uns 50 anos atualmente. O livro conta a história de três mulheres, Jung, sua mãe e sua avó, e junto delas conta a história da China ao longo do século XX. A autora, que foi da guarda vermelha, cujos pais foram membros do auto escalão do Partido Comunista Chinês e cuja avó foi concubina de um general do Kuomintang não nos faz um relato muito feliz da China sob Mao. Aliás a menina que foi estudante, eletricista, camponesa, metalúrgica e médica pés descalços, antes da faculdade, faz um relato de uma triste história de onde o personalismo e o sadismo reinam soltos.

(comunistas, socialistas, maoístas e todos os outros istas da parada, não gritem ainda, leiam até o fim!)

Foi a leitura mais gostosa que eu fiz esse ano, daqueles livros que a gente não consegue desgrudar, foram quatro dias de profunda imersão onde eu não fazia mais nada, quase nada.

Passado o período da leitura surgiu-me a lembrança de um busto do Mao no escritório do Ivan, um comentário ou outro que eu tenha ouvido sobre ele, e a pergunta: Mao era do mau? A internet se mostrou uma lástima no quesito China, ao menos em português, a wikipedia se mostrou a maior fonte de informações. Mas não sei, não achei o que eu queria, não sei ao certo o que eu queria.

Com o meu pai também não fui muito bem sucedida, apesar de ele ser um comunista das antigas, e ter vivido toda a guerra fria e a China comunista, ter lido algumas coisas do e sobre o Mao, ele também não me deu uma resposta convincente. Foi mais pró Mao do que o livro, que era totalmente anti Mao. Falou-me do programa de alfabetização em massa com ideogramas pendurados em todos os lugares, com o nome das coisas. Isso parece bastante legal. Mas também não soube me falar muito mais coisas.

Continuo na minha busca de informãções sobre o assunto, ontem compre um novo livro sobre a China, vamos ver no que vai dar. Recomendo a leitura de Cisnes Selvagens a todos, e principalmente aos lutadores sociais.

e o questinamento permanece, a final, Mao era do Mau?

2 comentários:

O Amor disse...

Difícil sua pergunta porque, as poucas respostas que por acaso já existam certamente serão tendenciosas. Penso que o melhor a fazer é tentar descobrir (via literatura) como era a China antes de Mao, que problemas sociais mais relevantes havia e, da mesma forma, como ficou a China após Mao (mas isso não deve ser uma tarefa fácil).

Acredito que para governar uma nação daquele tamanho, com aquela população, Mao tenha usado um 'braço de ferro' bem cruel. Senão não funciona e acaba virando uma coisa avacalhada, assim,... como o Brasil.

De qualquer forma, gostei muito do texto e do questionamento. Eu mesmo vou tentar saber algo acerca disso.

Grande abraço!

Ana Morbach disse...

o pai, referido já por duas vezes neste 'las guerrilleras', dá o ar de sua graça: nos tempos de faculdade, eu costumava "defender" moscou com a pergunta: direitos humanos, onde é que são respeitados? em seguida,
"respondia": a humanidade não alcançou, ainda, esse estágio (respeitar direitos humanos).

concordo com o andré l. soares: como era a china antes do advento do
comunismo? como é hoje? poderia ter chegado onde chegou sem o comunismo?

de qualquer modo: sou adepto do "comunismo utópico"; não me vejo defender a
ferro e fogo quem desrespeita direitos humanos e dá-se ao direito de
massacrar seus companheiros de trincheira.

aliás, já disse à ana: dividir a humanidade entre seres de direita e de esquerda "não é funcional". há homens que se dizem de direita e possuem muito caráter; e há os auto-proclamados de esquerda que não valem um vintém.

quanto ao blog, parabéns às guerrilheiras; mais do que legal.

pedro falabella tavares de lima

e.t.- atenção à datilografia: mao na roda, ou mão na roda?

 


Templates Novo Blogger 2008