quinta-feira, 29 de maio de 2008

Finalmente STF aprova pesquisas com células-tronco

Image and video hosting by TinyPic

"O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, sem restrições, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no país.
(...)
O que estava sendo julgado era uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contrária às pesquisas, sob a alegação de que elas violavam o direito à vida. Depois de um debate acalorado sobre a interpretação dos votos e as restrições sugeridas pelos ministros, o presidente do STF encerrou a sessão, anunciando um placar de seis votos pela improcedência da ação. E julgou vencidos os cinco votos que faziam ressalvas, em maior ou menor grau, às pesquisas.
(...)
O artigo 5º da Lei de Biossegurança (número 11.105, de 24 de março de 2005), diz que "É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização 'in vitro' e não utilizados no respectivo procedimento".

O texto impõe como condições que os embriões sejam "inviáveis ou congelados há três anos ou mais, na data da publicação da Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem três anos, contados a partir da data de congelamento."

Em qualquer caso, prevê a lei, "é necessário o consentimento dos genitores." E as instituições de pesquisa e serviços de saúde devem "submeter seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa." Também proíbe a "comercialização do material biológico"." [uol saúde: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2008/05/29/ult4477u692.jhtm]

Fantastica aprovação, as possibilidades abertas com essa decisão são inúmeras...teriamos agora de ver como e quem fariam essas pesquisas, mas isso já não nos cabe ¬¬ somos meros espectadores dessa história toda, enfim, espero que varias descobertas sejam feitas.

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008